Novidades

5 detalhes importantes para fazer currículo de jovem aprendiz

Vale a pena valorizar cursos online, palestras e voluntariado

Se você está em busca de uma vaga e quer saber como faz um currículo de jovem aprendiz, mas acha que não tem nada para escrever, deixe esse pessimismo de lado e mãos a obra. É muito comum que jovens que ainda não começaram a trabalhar acreditem que não têm qualquer experiência ou habilidade para destacar na hora de se candidatar ao primeiro emprego.

É um equívoco. Mesmo quem nunca trabalhou já deve ter feito alguma coisa e desenvolvido determinada habilidade que pode enriquecer seu currículo. Duvida? Então confira cinco dicas para incrementar o currículo de jovem aprendiz e conseguir uma oportunidade.

Aprenda a fazer currículo de jovem aprendiz

1. Especifique sua escolaridade e preste atenção aos erros de português

Coloque sua escolaridade de forma correta e atualizada. Isso significa especificar o nome da sua instituição de ensino, o curso que você faz, o ano ou semestre que está cursando e o total de anos ou semestres do curso. Preste muita atenção em erros de português. Nenhuma empresa quer chamar um jovem aprendiz que não sabe escrever corretamente. Em caso de dúvida, consulte um dicionário, uma gramática ou até mesmo o seu professor.

2. Insira cursos complementares e coloque palestras que tenha participado

Insira informações sobre cursos complementares que você tenha feito. Nome, data e um pequeno resumo vão muito bem. Fez um curso rápido de informática? Vale colocar. Estudou algum idioma? Mesmo que seu conhecimento esteja no nível básico, ele pode contar pontos.

As palestras que você assistiu também são importantes. Descreva quais foram elas, quando ocorreram e, se for o caso, que tipo de conhecimento elas trouxeram para sua vida. Vale a pena destacar até eventos que a sua instituição de ensino realizou e você participou, como uma semana de apresentações sobre mercado de trabalho e processos seletivos. Tudo isso demonstra que você será um jovem aprendiz focado em se desenvolver profissionalmente.

3. Faça cursos online

Cursos online também são válidos. Se você fez cursos a distância sobre currículo, administração de tempo, marketing pessoal, por exemplo, tudo isso pode entrar no currículo. Se você aprendeu a programar com um tutorial do YouTube, essa informação também pode ser valiosa porque demonstra seu interesse e sua capacidade de ir atrás do que quer.

4. Insira atividades complementares

Atividades complementares também são importantes para o currículo de jovem aprendiz. Se você criou uma empresa na escola ou se faz um trabalho voluntário, lembre-se de contar tudo isso no currículo. Todas essas iniciativas demonstram que você se empenhou, trabalhou em equipe, buscou uma solução para algum desafio.

5. Seja sincero com as informações

Seja sincero com as informações no currículo e se possível expresse sua necessidade e vontade de trabalhar, pois os empresários buscam jovens inspirados e motivados, para que sejam o futuro do quadro de seus funcionários.

 

Se mesmo com todas essas dicas você não encontrou nada interessante para destacar no seu currículo, a recomendação é correr atrás do tempo perdido. Saia de casa e busque alguma boa história para contar.